top of page
WhatsApp Image 2023-06-07 at 18.46_edited.jpg

Salvador, BA - 1976

Vive e trabalha no Rio de Janeiro

Tomaz Viana, conhecido como Toz, é um artista brasileiro que transita entre o universo do graffiti e da arte contemporânea. Nasceu na pitoresca Bahia e radicou-se no Rio de Janeiro ainda na adolescência.

Sua obra transcende fronteiras, abrangendo uma ampla gama de técnicas, materiais e formas de expressão. Essa versatilidade artística permite que ele explore temas relevantes e transmita uma sensação lúdica, convidando o espectador a imergir em um universo repleto de cores intensas e vibrantes.

Toz é reconhecido por sua habilidade em retratar narrativas baseadas em seu próprio cotidiano, utilizando personagens autobiográficos que se tornaram sua marca registrada.

Dentre as exposições de destaque em seu currículo estão: em 2014, "Metamorfose", no Centro Cultural Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro. Em 2015 o site specific em Paris com a instalação "Vendedor de Alegria", em colaboração com o Projeto SCOPE da Prefeitura do 13° Arrondissement. A exposição "Povo Insônia" no Museu Chácara do Céu, no Rio de Janeiro aconteceu em 2017. Em 2018 e 2019, a mostra individual "Toz Cultura Insônia" percorreu as unidades da Caixa Cultural no Rio de Janeiro e em Recife. E em 2023, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) em Niterói, Rio de Janeiro, abrigou a exposição "Todas as Cores”.

obras

obras

SÉRIE: VENDEDOR DE ALEGRIA

“O Vendedor de Alegria”, personagem inspirado nos vendedores ambulantes que circulam pelas praias brasileiras com bolas coloridas, transpõe sua influência inicial, amplificando seu sentido e abraçando todos. Agora em versões monocromáticas, ele se reorganiza e se conecta de mãos dadas, representando uma união completa e necessária, sem distinção de raça e/ou gênero.

SÉRIE: GRAVIDADE ZERO

Nesta série, “Gravidade Zero”, Toz explora formas minimalistas de retratar "O Vendedor de Alegria”.

Quais seriam os signos elementares para representação deste personagem icônico em sua obra? O artista aprofunda sua pesquisa a partir do neoconcretismo, desconstruindo seu personagem sob um pensamento voltado para forma e cor.

SÉRIE: TODAS AS CORES

Esta série representa uma busca pela alquimia das cores e abstração das formas. Surgiu na imersão completa no personagem "Vendedor de Alegria”, onde Toz o desconstrói e o transforma somente em cor e forma, usando todas as possibilidades de combinações e dando movimento ao trabalho.

SÉRIE: COSMOS

Na série “Cosmos” o personagem central da exposição, “O Vendedor de Alegria”, encontra em seu ambiente onírico. Se antes ele tinha os pés no chão e a cabeça nas nuvens, agora ele flutua no cosmos.