top of page
tinho2_edited.jpg

São Paulo, SP - 1973

Vive e trabalha em São Paulo, SP

 

Tinho inicia sua carreira na década de 80 integrando uma geração de artistas conscientes em assumir a produção da arte urbana como estratégia poética de reconhecimento, não apenas da própria cidade, mas assumi-la como linguagem, potente e equiparável às já tradicionais da história da arte. Sua produção que assume toda importância para a cena contemporânea brasileira, se mostra, junto a outros talentos da época, como precursora.

 

O artista, assim como muitos de sua geração, iniciam com o graffiti, utilizando a própria cidade como suporte. Posteriormente passa a usar a pintura, base da sua formação acadêmica, com mais ênfase, seguida por fotografias e instalações que tem como elementos centrais os personagens que o acompanham desde cedo. Seu trabalho é contextualizado pelo lugar do homem no espaço urbano, atravessado pelo constante clima ácido e crítico de personagens que escondem, por trás da estética amena, a constante solidão.

obras

obras

VOCÊ É O QUE VOCÊ VESTE!

Na série “Você é o que você veste!” o foco recai sobre a identificação pessoal e a forma como cada indivíduo escolhe ser representado através de suas roupas. A pintura convida o observador a refletir sobre a liberdade de escolha e a autenticidade na maneira como nos apresentamos ao mundo. Ela nos lembra que nossas roupas são uma poderosa forma de comunicação e autoexpressão, permitindo que cada um se identifique da maneira que se sinta mais confortável e autêntico. É um convite para celebrar a diversidade e respeitar as escolhas individuais de cada pessoa na construção de sua identidade visual.