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Aragarças, GO - 1991

Vive e trabalha em São Paulo, SP

Artista Goiano, nascido em 1991 na região do vale do Araguaia , região de fronteira entre Goiás e Mato Grosso,  Hal Wildson é conhecido pela pesquisa acerca dos conceitos de escrita, identidade e a reconstrução de memórias coletivas e autobiográficas atravessadas por questões sociais e políticas. A pesquisa sobre memória e esquecimento é a base de um trabalho que investiga a criação de territórios narrativos por meio de símbolos e documentos usados como ferramentas de construção e reconstrução no campo pessoal e coletivo.

Seus trabalhos constantemente embarcam em um processo criativo onde propõe uma nova linguagem, se apropriando das qualidades sensíveis que materiais como a carta, documentos pessoais, carimbos  e a máquina de escrever podem oferecer para elaborar uma partilha de narrativas essencialmente coletivas.

obras

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SÉRIE: DOCUMENTOS DE IDENTIDADE

  

A carteira de identidade oficializa, com uma foto 3 x 4 da bandeira e um mapa no lugar da impressão digital, a herança colonizadora, escravocrata e conservadora do Brasil. Neste trabalho, Hal Wildson, nascido no Vale do Araguaia, região fronteiriça de Goiás e Mato Grosso, investiga documentos pessoais e oficiais como ferramentas de manipulação de memórias. O artista discute como a criação do Brasil foi moldada por ficções e projetos de poder, permeada por uma história oficial controlada pelo olhar do opressor. O documento torna se suporte para a oficialização das formas de apagamentos sociais e o estado de crise de suas instituições, colocando em questão a formação e a identidade do povo, dentro de uma noção imposta de identidade nacional.

(Revista SeLect edição 2022 (Arte e Política), texto Luana Rosiello

SÉRIE: UTOPIA ORIGINAL

Através do conceito de Utopia (sua etimologia: lugar nenhum), a ideia de um país em construção e de uma pesquisa extensa sobre manifestações populares no Brasil, o artista se apropria de diversas imagens de domínio público e cria uma nova imagem, uma “Utopia Reinventada” a partir de lutas sociais e protestos públicos. Questiona o conceito e a origem da “Utopia Brasileira” e se debruça em uma pesquisa utilizando técnicas de documentação para criar uma imagem documental-ficcional, onde debate temas contemporâneos e questiona a forma como contamos e documentamos a história.

SÉRIE: REPÚBLICA DA DESIGUALDADE - MERITOCRACIA SEJA LOUVADA 

Essa série se apropria da carga simbólica do "Real", do poder fotográfico de registros de memória do Brasil, assim como, do lema de uma sociedade que acredita no mérito como a solução para a pobreza, a fome e a falta de oportunidades.  Hal Wildson faz alusão a nota mais valiosa do Real. As obras são propositalmente maiores que uma cédula original, evidenciando um discurso ilusório, sem valor e cheio de promessas que há séculos vem sendo entregue ao povo brasileiro.