Tiros, MG - 1948
Vive e trabalha no Rio de Janeiro, RJ
Xico Chaves desenvolve seu trabalho pictórico através de séries temáticas e conceituais. A partir de diversas expedições ao Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais e outras regiões do Brasil, toda a pintura do artista, desde mais antigas, como as da série Luzz (1970), às mais recentes, como as da série Tramas XL (2018) é produzida com minerais, pigmentos naturais e resina acrílica, sendo essa a principal referência do artista no campo das artes visuais contemporâneas. A criação de objetos poéticos e espaciais está presente desde o início de sua pesquisa, desta forma, são intercalados as diversas séries pictóricas. Sua temática compreende três grandes eixos: vida, arte e política.
O interesse pela experimentação permanente de linguagens e meios técnicos para expressão artística tornou Xico Chaves reconhecido internacionalmente como artista múltiplo, possuindo em sua trajetória além de pinturas e objetos, performances, poemas-processo, vídeos-arte, fotografias e registros nos campos da poesia, música popular e experimental.
obras
SÉRIE: TETO SOLAR
Pinturas com minerais e resina acrílica sobre tela realizadas nas regiões de mineração no quadrilátero ferrífero do estado de Minas Gerais e finalizadas no atelier. Estas obras dialogam com a geografia de seu entorno e a matéria construtiva de sua origem ancestral. As obras, energizadas com os minerais em estado bruto, interagem com a natureza, seus elementos circundantes em movimento interativo com a água, os raios solares, a vegetação, o vento e a performance corporal. A pintura reúne gestualidade, observação, reflexão e atemporalidade ao incorporar a trajetória do processo criativo do artista, seu imaginário, a realidade matérica e suas diversas origens. O chão, seus acidentes e sua diversificada composição, sob os efeitos da água, da terra, e da radiação solar determinam o tempo de criação na metamorfose da imagem e sua composição semântica.