top of page

MARCELO MONTEIRO

Maringá, PR - 1981

Vive e trabalha em Rio de Janeiro, RJ

Em sua pesquisa, Marcelo Monteiro aborda as relações de poder no ambiente fabril, lugar onde foi operário antes de dedicar-se exclusivamente às artes plásticas. Já participou de exposições coletivas e individuais em importantes instituições do país. A mais recente delas, "Sobre Prumos?", ocorreu no Paço Imperial na cidade do Rio de Janeiro em 2023, com curadoria de Fernando Cocchiarale.

Em 2023/2024, participou também da exposição coletiva "A quarta geração construtiva" na FGV Arte, com curadoria de Paulo Herkenhoff. Com licenciatura em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR), atuou entre 2018 e 2022 como professor auxiliar nos cursos de História e Teoria da Arte na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, ministrados por Anna Bella Geiger e Fernando Cocchiarale, respectivamente.

obras

obras

SÉRIE: SOB PRESSÃO

  

"(...) Suas obras tiram proveito da condição de ilusão provocada por seu primor artesanal. A simulação de instrumentos de trabalho, que só existem graças à criação de Marcelo e sua ação sobre a matéria, desafiam-nos a decifrar o sentido destas ferramentas sem trabalhadores, cuja função específica é impossível de se definir com precisão, pois sua suposta funcionalidade foi subvertida. (...)"

Fernando Cocchiarale

SÉRIE: SOB TENSÃO

"(...) Como não se articulam a partir da lógica produtiva de um mecanismo técnico, suas dobras revelam simultaneamente o sentido metafórico dos meios e das ferramentas usadas pelo artista. Não sendo uma representação da realidade, mas um tensionamento dela, já que fundamentam sobretudo articulações poéticas, seus trabalhos estabelecem analogias com as condições de poder expressas pela tensão entre os materiais de que são feitos. (...)"

Fernando Cocchiarale

exposições

exposições

bottom of page